Médico do SAMU faz esclarecimentos e defende a integração dos serviços de urgência

Uma realidade que já está acontecendo em Maringá e que será gradativamente aplicada em toda região. Trata-se da integração entre o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) e o Corpo de Bombeiros para melhorar ainda mais o atendimento destes serviços.
         Este foi um dos principais pontos da palestra debate da noite desta quarta-feira (28) que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Mandaguari, ministrada pelo médico regulador e intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (SAMU), Regional Norte Novo, Maurício Lemos. O evento foi um pedido dos vereadores de Mandaguari para que dúvidas sobre o atendimento de urgência pudessem ser esclarecidas pelo profissional.
         Participaram da palestra debate representantes da comunidade, da classe médica e enfermeiros. O evento contou com a presença do prefeito Romualdo Batista, o secretário de Saúde, Josias Gonçalves, a diretora do PAM (Pronto Atendimento Municipal, desse Vernillo e os vereadores Jocelino Tavares (presidente da Câmara), Nilton José Boti, Sebastião Alexandre da Silva, Clarice Ignácio Pessoa Pereira, Eron Barbiero, Marcia Serafini, Luiz Carlos Garcia e Hudson Guimarães.
A Central de Regulação do SAMU Regional do Norte Novo tem sede em Maringá, sendo responsável por atender a demanda de ligações para atendimento de toda a região. Mandaguari é uma das bases regionais do serviço que também tem estas bases em Maringá, Sarandi, Paiçandu, Nova Esperança, Astorga e Colorado. A escolha destes municípios levou em conta os critérios geográficos, para dar mais facilidade de acesso às demais cidades atendidas.
Na regionalização determinada há pouco tempo, a ambulância do SAMU baseada em Mandaguari também atende os moradores do município de Marialva. O atendimento é feito pelo telefone 192.
PALESTRANTE – O médico Maurício Lemes possui graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Coordenador do programa ATLS - Advanced Trauma Life Support - ACS - Núcleo - Maringá. Pós-graduação em Emergência Pré-Hospitalar - ISEPE - PR (2010). Cirurgião geral - Residência médica Hospital Santa Rita de Maringá - PR. Residência médica em Cirurgia Torácica - Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá. HU-UEM. Coordenador Médico e intervencionista do resgate da VIAPAR - Rodovias Integradas do Paraná. Médico regulador e intervencionista do SAMU 192 - Maringá. Cirurgião Torácico dos Hospitais Universitário Regional de Maringá - HUUEM, Hospital do Câncer, Hospital Santa Casa, Hospital Paraná, Hospital Santa Rita de Maringá, Hospital Maringá e Hospital Metropolitano. Mestre em ciências da saúde - PCS - UEM. Membro Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Cirurgião Torácico do Instituto do Pulmão e Alergia de Maringá. Professor do curso de medicina da Uningá. Coordenador Geral de Urgência e Emergência do município de Maringá.

Comentários