Psicomotricidade
Em Mandaguari, através do Programa Saúde na Escola(PSE), os
profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família(NASF) realizam atividades
coletivas com crianças dos anos iniciais das Escola Municipais. No ano de 2018,
o projeto vai ser realizado em duas escolas, Escola Municipal Yolanda Cercal no
primeiro semestre e Escola Municipal Dr. Ary no segundo semestre.Os alunos
passam por uma identificação inicial do professor responsável, e aqueles que
apresentam dificuldades psicomotoras são encaminhados para a fisioterapeuta e o
Educador físico no NASF para a devida triagem clínica, os alunos, em que é
constatado o déficit psicomotor, são inseridos no grupo para realização das
intervenções. Estas são realizadas semanalmente, com um número máximo de 10
alunos.
A psicomotricidade é uma modalidade terapêutica, conceituada como uma
ciência, cujo enfoque é o movimento humano em todas as suas formas de expressão
e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, ou nas suas
repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter,
desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão ou sistema. A mesma
fundamenta-se em três princípios, sendo eles: a motricidade, a afetividade e a
mente e volta-se à globalidade do indivíduo. Esta forma
de tratamento tem como elementos básicos o esquema corporal, a lateralidade, a
estruturação espacial, a orientação temporal, a respiração, o ritmo e o
equilíbrio. A imagem do corpo permite construir o modelo postural que cada um
tem de si mesmo e tem um papel fundamental na manutenção e na regulação postural.
A lateralidade é a função de predomínio que permite que um dos dois hemisférios
cerebrais tome a iniciativa de organizar o ato motor, simbolizando a integração
sensório-motora dos dois lados do corpo. Quanto ao equilíbrio, o mesmo é
definido como a habilidade de manter o controle do corpo utilizando ambos os
lados ou apenas um deles de forma simultânea ou alternada. Através da psicomotricidade, a criança
utiliza a via corporal para reconhecer seus limites, dificuldades e
habilidades, controla seu comportamento, ajusta-se ao meio social e adquire a
capacidade de controlar o próprio corpo. Apesar do
projeto ser recente, alguns dados reforçam a ideia de que há relação entre
desenvolvimento de habilidades psicomotoras com problemas de aprendizagem,
independente da etiologia da mesma. Nesse sentido, chama-se a atenção para o
papel da escola (notadamente educadores/professores) no que diz à necessidade
de inserir no seu planejamento pedagógico educação psicomotora, principalmente
no ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Pelo fato da
abordagem psicomotora integrar funções cognitivas, socioemocionais, simbólicas,
psicolinguísticas e motoras, esta pode promover o desenvolvimento global do
individuo e, ainda, minimizar a dificuldade de aprendizagem das crianças.
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